COMO SE TORNAR UM ALUNO MELHOR (sem clichês)

Rodolfo tem 21 anos e está no quarto ano do curso que ele mais ama: Medicina.
Ele foi aprovado no vestibular assim que terminou o ensino médio. Mesmo que houvessem vários empecilhos para conseguir a aprovação, ele conquistou sua vaga com excelência, em uma universidade pública e respeitada.

Rodolfo não é um personagem fictício, e um dia enquanto conversávamos eu perguntei o que é ser um bom aluno, como se tornar um a partir do ponto de vista dele…veja só o que ele me respondeu:

O bom aluno se autossustenta

  •  Ele estuda, então consegue bons resultados (ou boas notas) o que funciona como uma recompensa. Uma vez que isso o agrada, o processo se repete.      

     

  •  Já o mal aluno não estuda, por isso vai mal nas provas. Logo o seu pensamento é: provas são difíceis, isso não é para mim.


O bom aluno é reforçado por seu histórico.

  •  Por exemplo, quando seus colegas ou pessoas próximas dizem:

    “Pedro é bom em tudo o que faz”, ou “meu filho vai muito bem na escola, as professoras sempre o elogiam” ou “João vai ser um excelente profissional do jeito que está indo”

    Esse aluno passa a entender que ser assim faz parte de sua identidade, então essa reputação o impulsiona a continuar sendo quem ele é…

  •  O mal aluno da mesma forma tem sua identidade reforçada por seu histórico, comentários de outros e dele mesmo como:

    “Estou nem aí para esse trabalho, depois eu copio de alguém” ou “O quê? Você quer fazer engenharia? Mas sabe que é difícil conseguir né?” ou “Não vamos chamar Fulano para o nosso grupo, ele não faz nada direito”

    Quando as pessoas não o levam a sério, não é necessariamente porque elas são más, uma vez que é exatamente essa a imagem que um aluno ruim passa.


COMO SOLUCIONAR:

Dica 1
Não aceitar a ideia de que “você é burro” é o primeiro passo.

Provavelmente as pessoas a sua volta continuarão a te tratar de acordo com seu histórico antigo, e você precisa estar ciente disso para não desanimar, pois a longo prazo automaticamente perceberão que você mudou.

Dica 2
Provocar mudanças externas.

Por exemplo, se você quer ser um viciado em animes, ande com quem é viciado em animes. Se você quer ser inteligente, ande com quem é inteligente, se você quer ser bom aluno, ande com quem é bom aluno…

Dica 3
Fazer mudanças súbitas.

Já ouviu aquela velha história de alguém que terminou o namoro e para sair daquela tristeza, se renovar, ela fez um novo corte de cabelo para mudar o visual? Quando isso acontece, ela faz uma espécie de marco de mudança para uma “vida nova”.

Da mesma forma isso pode funcionar com estudantes.
Uma determinada pessoa demora 2 horas fazendo uma redação e quer diminuir esse tempo. Se ela se posicionar “hoje vou chegar 1 hora mais cedo na biblioteca e nessa 1 hora vou escrever uma redação completa!!!” ela estará fazendo uma mudança súbita.

Ou aquele aluno que sempre vai mal nas provas, mas toma uma posição em sua vida “todos os dias vou ficar 2 horas a mais no colégio, porque nessas duas horas vou estudar” também estará fazendo uma mudança súbita

Importante:

“Todas as coisas com as quais entramos em contato, sejam entretenimento, conversas, lugares, conteúdos, empregos, oportunidades na universidade, etc… exercem alguma influência em nossa vida, e a maioria dessas coisas que vêm até nós naturalmente, sem que nada precise ser feito, costumam ser uma influência NEGATIVA! As melhores oportunidades precisam ser buscadas ativamente. Portanto, você terá que remar CONTRA a correnteza para ter bons resultados”.


“Se conformar também é uma possibilidade não necessariamente ruim, mas você não poderá reclamar, no futuro, sobre até onde conseguiu chegar”

Se você gostou dessa publicação, não deixe de me contar aqui nos comentários (ou onde quiser) para que eu continue trazendo coisas novas para vocês. Um beeeijo, Debora.

2 comentários em “COMO SE TORNAR UM ALUNO MELHOR (sem clichês)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s