Universitários e expectativas

Você lembra de suas expectativas de calouro? Elas funcionaram ou você se decepcionou?

Quando eu entrei na faculdade pensei que iria prestar atenção nas aulas, ser uma aluna bem dedicada e adquirir muito, muito conhecimento.

Já imaginava, claro, que como em todo lugar, teriam professores bons e outros ruins. Mas eu supunha que os melhores seriam a porcentagem dominante (afinal de contas existem uma prova e a banca para selecionar o melhor candidato).

São tantos professores semelhantes a “alunos medíocres crescidos” com uma boa dose de falta de interesse e atualização. Onde acham que a missão é passar para os alunos sua ideologia, que slides monótonos são suficientes, ou ainda que não tem o mínimo de conhecimento em uma área diferente daquela que ele se especializou.

Há sim em minha universidade professores maravilhosos, que transformam conteúdos pouco atraentes em coisas bem interessantes, que ensinam com entusiasmo e estão atualizados. A questão é que a grade curricular é composta de um numero x de matérias e aprender apenas metade dela não é o que deveria acontecer.

O problema maior se dá quando os alunos, não muito diferente dos professores, se limitam a critica-los (diga-se de passagem criticas vazias minando o lado pessoal também) esquecendo de sua própria responsabilidade: estudar sozinho, de forma autodidata, independente do professor, um conteúdo só entrara na memoria de longo prazo através da repetição e da emoção atrelada ao estudo, o simples ouvir não é um jeito eficiente de aprender.

~ sem falar que as universidades brasileiras possuem uma enorme influencia positivista, então várias coisas que os professores falam não dá para aceitar como verdade né ~

Fiz esse post para desabafar e ao mesmo tempo para não esquecer das responsabilidades que tenho, uma aula estimulante é top, mas se não tiver, depreciar o professor entre os colegas não vai trazer benefício, pelo contrário né. Então beleza kkkk é isso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s